"A principal meta da educação é criar homens que sejam capazes de fazer coisas novas, não simplesmente repetir o que outras gerações já fizeram. Homens que sejam criadores, inventores, descobridores. A segunda meta da educação é formar mentes que estejam em condições de criticar, verificar e não aceitar tudo que a elas se propõe." (Jean Piaget)

Google Translate
ArabicBlogger Tips And Tricks|Latest Tips For BloggersFree BacklinksBlogger Tips And Tricks Korean Japanese Chinese Simplified Russian Portuguese
English French German Spain Italian Dutch

sábado, 22 de janeiro de 2011

OPISTHOBRANCHIA

 A aluna Delma Melo com as amostras

Uma espécie de lesma-do-mar

 
Professor Drº em Malacologia Colin Beasley
 Professora apareceu um bicho lá na praia que eu ninguém na praia sabe o que é. Assim chegou me abordando, minha aluna  Delma Melo do 1º Ano do Ensino Médio da EEEFM Padre Luiz Gonzaga . Eu nem fazia idéia do que se tratava, até o dia  seguinte em que ela chegou com os dois frascos  na escola. Ao ver logo disse que tratava-se de um Molusco, animais aquáticos ou terrestres, que possuem ou não concha.  Porém como eu queria saber mais, repassar mais e contribuir com a Ciência corri com o Professor Colin Beasley no Campus da  UFPA aqui em Bragança, para maiores informações. Muito atencioso, analisou, buscou na literatura e juntos chegamos a conclusão de que se trata de um Molusco,  da classe Gastrópoda e supostamente da ordem Opisthobranchia. Não é comum ocorrer em nossa região, deve ter sido trazida por alguma corrente maritima, devido as atuais alterações climáticas.

Um comentário:

  1. Nossa profª Daniela que ser mais esquisito hein?, porém muito interessante para os que procuram informações em seu blog, PARABÉNS.
    abraços

    Nelma Melo

    ResponderExcluir

COMPARTILHE

EDUCA TUBE

SUSTENTABILIDADE

ONDE ESTÃO AS BALEIAS E OS GOLFINHOS?

Postagens populares

LELA ORCA NAS REDES SOCIAIS

MAPA DOS SEGUIDORES DE LELA ORCA NO TWITTER