"A principal meta da educação é criar homens que sejam capazes de fazer coisas novas, não simplesmente repetir o que outras gerações já fizeram. Homens que sejam criadores, inventores, descobridores. A segunda meta da educação é formar mentes que estejam em condições de criticar, verificar e não aceitar tudo que a elas se propõe." (Jean Piaget)

Google Translate
ArabicBlogger Tips And Tricks|Latest Tips For BloggersFree BacklinksBlogger Tips And Tricks Korean Japanese Chinese Simplified Russian Portuguese
English French German Spain Italian Dutch

quinta-feira, 19 de maio de 2016

QUILÓPODE!



LACRAIA
Em sala de aula ontem na EEEFM Padre Luiz Gonzaga, apareceu esse quilópode, que roubou a cena, deixando os alunos curiosos. Fotografei e aqui falarei um pouco sobre esse animal.
Apresentam um par de pernas em cada segmento do tronco, sendo esta uma importante característica para diferencia-las dos piolhos de cobra ou gongolos (diplópodes) que possuem dois pares de pernas nos segmentos do tronco. São carnívoras, alimentando-se principalmente de minhocas, vermes, grilos, baratas. A presa é detectada, e muitas vezes imobilizada, através da inoculação do veneno. Possuem hábitos noturnos e alojam-se sob pedras, cascas de árvores, folhas no solo e troncos em decomposição, ou constroem um sistema de galerias, contendo uma câmara onde o animal se esconde.
As lacraias fêmeas produzem 35 ovos num período de dias. Os ovos são botados na terra durante o verão. As lacraias adultas podem viver um ano e algumas delas vivem até 6 anos.
Designação comum aos artrópodes miriápodes, quilópode, com cerca de 200 espécies no Brasil. Têm apenas um par de patas em cada segmento do corpo, sendo o primeiro par provido de quelíceras para inoculação de peçonha.
As lacraias ou centopéias, são animais peçonhentos, uma vez que possuem glândula inoculadora de veneno e podem produzir acidentes dolorosos
O quadro não é grave, variando de acordo com o número de picadas, hipersensibilidade da vítima. Ao ar livre até que as lacraias são benéficas porque matam os insetos nocivos. Quando estão em lugares fechados ou acuadas são consideradas perigosas, apesar do seu veneno não matar, provoca dor intensa.


COMPARTILHE

EDUCA TUBE

SUSTENTABILIDADE

ONDE ESTÃO AS BALEIAS E OS GOLFINHOS?

Postagens populares

LELA ORCA NAS REDES SOCIAIS

MAPA DOS SEGUIDORES DE LELA ORCA NO TWITTER